Curso de Teologia Básica

O Curso de Teologia Básica da Escola da Bíblia tem o intuito de treinar o aluno através do estudo das principais questões teológicas da fé cristã, sem a demanda de recursos exigidos por seminários teológicos e órgãos reguladores.
curso-vida-nova-de-teologia-basica

É um curso perfeito para pessoas que desejam conhecer melhor a teologia, mas numa linguagem informal e não acadêmica. O material, produzido pela Editora Vida, é altamente didático, informativo e de fácil assimilação.

Tire suas dúvidas a respeito do curso com as informações abaixo. Se ainda não encontrar a resposta para a sua pergunta, entre em contato via o formulário de contato.

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15

Sobre o Curso de Teologia Básica

Para quem é este curso?
O curso é direcionado para alunos que queiram aprimorar seus conhecimentos bíblicos, fortalecer a sua fé, receber treinamento para o ministério e ser um obreiro melhor preparado.

O que é o curso de teologia básica?
O Curso de Teologia Básica é um currículo de matérias que, em seu todo, compõe a nossa grade. Para concluir o curso é necessário que o aluno faça cada uma das 10 matérias.

Qual a duração do curso?
O curso é composto de 10 matérias. Cada matéria tem 10 semanas de duração, com exceção dos cursos de férias e intensivos. O aluno deverá cursar no mínimo 1 matéria da grade por período. O aluno pode, então, concluir o curso completo em até 2 anos num ritmo mais acelerado (cursando 2 matérias por período) ou em até 3 anos com um ritmo menor (cursando 1 matéria por período). Se estender este período de 3 anos poderá ser exigido uma reciclagem em algumas matérias.

Como faço para concluir o curso?
Ao concluir as 10 matérias, o aluno terá concluído o Curso de Teologia Básica da Escola da Bíblia. No final de cada matéria, o aluno receberá um certificado. No final das 10 matérias, o aluno receberá um diploma de conclusão.

Matérias do Curso de Teologia Básica

01. Introdução à Bíblia
Composição da Bíblia, a inspiração divina, arqueologia, resolvendo aparentes contradições, principais ferramentas do estudo bíblico.

02. Introdução à Teologia Sistemática
Propósito da teologia sistemática, cosmovisão da Bíblia, como o Espírito age hoje em dia, compreensão cristã da morte e da vida eterna, a obra e a vida de Cristo, como a teologia sistemática ajuda o crescimento espiritual e a fé.

03. Visão Geral do Antigo Testamento
Propósito, importância e relevância do Antigo Testamento, divisões literárias e resumos, informações históricas e outros detalhes de cada livro.

04. Visão Geral do Novo Testamento
Mensagem central do Novo Testamento, contexto histórico, evangelhos sinóticos, divisões literárias e resumos, informações históricas e outros detalhes de cada livro.

05. Visão Geral da História da Igreja
Estudo da história do cristianismo através dos períodos apostólico e pós-apostólico, pais da igreja, as cruzadas, a influência de Lutero e Calvino, a reforma protestante, missões modernas no século XVIII, movimento da restauração e a atualidade.

06. Interpretando a Bíblia (Hermenêutica)
A hermenêutica bíblica concentra-se nos vários princípios que devem permanecer firmes na mente do leitor e diante de seus olhos no momento em que estuda as Escrituras. Uma correta hermenêutica nos auxiliará a examinar o texto bíblico, buscando compreendê-lo e aplicá-lo de forma correta e adequada à vida cristã, seja em que âmbito for.

07. A Arte de Pregar (Homilética)
A importância de um método na pregação, o papel do Espírito Santo, a vida do pregador, sermões expositivos, tópicos e textuais, ferramentas de estudo e exegese, como desenvolver esboços, como falar em público (oratória).

08. A Defesa da Fé (Apologética)
Principais acusações contra a fé e respostas à luz da razão e das Escrituras, razões para promover o cristianismo, estudos a respeito de sofrimento, milagres e outras questões polêmicas da modernidade.

09. Formação Espiritual
O que é adoração, conhecimento de Deus, adoração de Deus dentro e fora do culto, vida devocional, disciplinas espirituais e o processo de amadurecimento espiritual.

10. Ética Cristã
A importância e estudo da ética; os sistemas éticos; figuras centrais como Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino e Immanuel Kant; sete passos para lidar com dilemas éticos; temas atuais para o debate ético como aborto, eutanásia, pena de morte, ética sexual, moralidade, etc.

Próximas matérias do Curso de Teologia Básica

Rolar para cima