Esta é um das crenças comuns em religiões como hinduísmo, taoismo, e religiões africanas. As religiões neo-pagãs como nova era, wicca, esoterismo, etc. também acreditam que o Criador e a Criação são um e a mesma coisa. Esta crença se chama panteísmo.
As religiões monoteístas acreditam diferente. Elas creem que Deus é o Criador, e ele é diferente, separado, superior a sua criação.
Embora a criação possua elementos que refletem os atributos de Deus, tais como: inteligência, beleza, harmonia, poder, etc., elas não são o próprio Deus nem partes dele. Ele está acima da criação, fora da criação, e maior que a própria criação.
Acreditamos nisto por dois caminhos.
Primeiro, as Escrituras nos revelam isto. Um bom texto é Salmo 19.1, que diz: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.”
Muitas outras passagens nos ensinam que a natureza é uma obra do seu Criador, o Deus Verdadeiro. Além disto, as Escrituras nos ensinam também que a natureza nunca deve ser adorada, como se fosse algo igual ao seu criador, digna de adoração.
O segundo caminho é a razão. A causa é sempre maior que o efeito. Quando olhamos para natureza e toda a sua grandeza, e se concordamos com a premissa que a causa é sempre maior que o efeito, então, Deus tem que ser maior que toda a natureza.
Assim é como um escritor é sempre maior que sua obra.