João 18: Negar

Um estudo do Evangelho segundo João

A palavra de hoje é NEGAR.

O texto é João capítulo 18.

É verdade, os homens negam a Jesus aqui na terra, mas ele permanece sempre fiel.

Vamos fazer nossa leitura, versículos 1 e 2

“Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles. E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos.” (João 18:1-2 ARA)

Jesus vai para este jardim.

Judas com a escolta da guarda do templo também vai até o jardim para prender a Jesus.

Quando Judas chega no Jardim com esta escolta, um homem, um discípulo, um apóstolo chamado Pedro, se levanta e parte para a briga.

Leia comigo versículo 10 e 11

“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” (João 18:10-11 ARA)

Quando a escolta chega para prender Jesus, Pedro puxa a espada e parte para cima.

Ele golpeia um homem chamado Malco e decepa a orelha direita dele.

Pedro estava pronto para morrer por Jesus, mas com uma espada na mão.

Amados, o reino de Jesus é o reino do amor.

A gente não morre com uma espada na mão, a gente morre orando, a gente morre servindo, perdoando.

Sim, quando amamos até os nossos inimigos, pois esta é uma ordenança do nosso Mestre.

Agora veja versículo 17

“Então, a criada, encarregada da porta, perguntou a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Não sou, respondeu ele.” (João 18:17 ARA)

Agora, Pedro começa a negar a Jesus.

Ele passará a afirmar que não o conhece.

Pedro está pronto para morrer com a espada na mão, mas com os braços abertos como Jesus na Cruz, ele não estava.

Precisamos lembrar a mais que o nosso confronto não é físico, mas espiritual.

Agora leia comigo versículo 25

“Lá estava Simão Pedro, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: És tu, porventura, um dos discípulos dele? Ele negou e disse: Não sou.” (João 18:25 ARA)

Então, Pedro está firme em negar a Jesus.

Pedro estava pronto para morrer pelo Mestre, mas só com uma espada na mão.

Versículo 26 e 27

“Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele? De novo, Pedro o negou, e, no mesmo instante, cantou o galo.” (João 18:26-27 ARA)

Na pressão das circunstâncias, morrer com os braços abertos Pedro não estava pronto, mas ele estava pronto para morrer por Jesus com uma espada.

Não é assim que Jesus quer que façamos a nossa morte.

Não se dá em um campo de batalha com espada e armas na mão, mas com um coração.

Agora no João 13:36-37 o texto diz o seguinte

“Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás. Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.” (João 13:36-37 ARA)

Eu acredito que Pedro estava pronto a dar a sua própria vida por Jesus, mas com uma espada na mão.

Não é assim que Jesus quer.

Ele quer que a gente se entregue a ele, mas, por amor, por compaixão e por misericórdia.

Olha o que Jesus diz versículo 38

“Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.” (João 13:38 ARA)

É verdade, Jesus profetizou e Pedro o negou três vezes.

Infelizmente Pedro estava pronto a morrer com uma espada na mão, mas não por meio da oração, não por meio do perdão, por meio do amor, da compaixão e da misericórdia.

Vocês amados irmãos, estão prontos para morrer por Jesus?

Vocês estão prontos para se entregar por Jesus, como aroma suave até Deus?

Perguntas devocionais:

Assista o vídeo acima, leia o texto da transcrição e depois responda as perguntas abaixo para refletir a respeito deste devocional:

1. Onde você gosta de ir quando precisa se preparar para um tempo muito estressante?
  2. Qual seria sua reação se estivesse presente no Jardim de Getsêmani quando Jesus foi preso pelos soldados?
  3. Você já “feriu” alguém em seu zelo de fazer a vontade de Deus?
  4. Como a decisão de Jesus de “beber o cálice” ajuda você a obedecer a Deus?
  5. Quando foi que se sentiu como Pedro ao negar Jesus?