fbpx

Romanos 2:24 – Um remédio amargo

Romanos 2:24, “As Escrituras dizem: “Os que não são judeus insultam a Deus por culpa de vocês.” (VFL)

A insistência de Israel em adorar outros deuses forçou o Deus verdadeiro a finalmente discipliná-los de uma maneira que livraria a nação da idolatria. Foi uma lição dolorosa, mas necessária. Deus permitiu que o Império Babilônico conquistasse e destruísse Israel seis séculos antes de Jesus. Suas cidades e governo foram destruídos, e o próprio Templo de Deus em Jerusalém foi totalmente dizimado. Os israelitas que sobreviveram a esta longa guerra foram levados para o cativeiro babilônico por 70 anos. Depois, um remanescente foi autorizado a retornar à Terra Prometida, onde lentamente reconstruiu a nação.

Essa destruição foi um remédio amargo, mas necessário, pois as disciplinas de Deus antes disso eram ineficazes para erradicar a idolatria. No entanto, depois, a idolatria não foi um grande problema em Israel. Eles tinham aprendido a lição.

Neste versículo, o apóstolo se refere à impressão que as outras nações tiveram quando o exército babilônico (apoiado, pensava-se, por seus deuses) conquistou a nação de Israel. Essa derrota de Israel deu a essas nações a ideia de que o Deus de Israel era mais fraco que os deuses babilônicos. O único Deus verdadeiro foi insultado e blasfemado por essas nações por causa do pecado de Israel que obrigou Deus a disciplinar por meio dessa derrota e cativeiro. Vamos viver vidas que tragam glória a Deus!

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online gratuitos:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online gratuitos no YouTube. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos: