Como ler e entender a Bíblia

Sobre o Curso Como Ler e Entender a Bíblia

A Escola da Bíblia oferece mais uma vez, e com muito prazer, o curso Como Ler e Entender a Bíblia. Este curso é uma versão simplificada do que nos seminários teológicos chamam de Hermenêutica Bíblica. A Hermenêutica é uma matéria essencial para todo estudante sério das Escrituras.

Na verdade, Hermenêutica é uma matéria fundamental para todos os cursos de humanas, quer seja Direito, Letras, História, Filosofia, etc. Ela oferece regras claras e seguras para corretamente interpretar-se um texto. Sem essas, o estudante pode fazer interpretações erradas, e pior ainda, chegar a conclusões e aplicações erradas.

Então, quando não aplicamos bem a hermenêutica ao texto, fazendo interpretações precipitadas e mal informadas das Escrituras, vamos ter no final uma teologia errada. Como consequência, podemos chegar a conclusões e aplicações erradas e com efeitos eternos.

O nosso curso Como Ler e Entender a Bíblia parte do pressuposto fundamental que as Escrituras Cristãs são divinamente inspiradas—Deus é o seu autor. Logo, sua mensagem tem autoridade final para o homem. Por outro lado, também acreditamos que a Bíblia é um livro de escritores humanos e como tal, deve ser interpretado dentro do seu contexto gramatical, cultural e histórico.

Três Passos Para Entender a Bíblia

Para atingir uma interpretação responsável, este curso ensina alguns princípios básicos. Um deles é que ensinamos ao aluno que ao escolher um texto, ele deve seguir três passos: Observar o texto, Interpretar o texto e, finalmente, Aplicar o texto.

Estes três passos não devem ser pulados e, especialmente, sua sequência não deve ser alterada. Para cada um destes passos, o estudante deve fazer ao texto as perguntas necessárias e corretas, a fim de chegar a uma interpretação responsável.

A Bíblia: Uma Pequena Biblioteca

A Bíblia, apesar da aparência de ser um único livro, é na verdade uma pequena biblioteca de 66 livros, escritos em datas, lugares, línguas e finalidades diferentes. Mais que isto, esta biblioteca divina tem gêneros literários diferentes como qualquer outro livro. O Antigo Testamento tem narrativas e histórias, códigos jurídicos, poesias, e profecia, que é um gênero bem teológico.

O Novo Testamento, por sua vez, tem narrativas biográficas, história, cartas e epístolas, e também um livro profético, Apocalipse. Sendo assim, outro princípio do curso Como Ler e Entender a Bíblia é ensinar ao aluno que cada livro bíblico deve ser interpretado dentro do seu gênero literário, que tem regras de interpretação próprias para cada gênero.

Não considerar este fato, seria como uma pessoa querer ler um poema com a exatidão de uma bula de remédio. Ou alguém que está lendo um jornal como se estivesse lendo um conto de Machado de Assis. São gêneros diferentes, logo, devem lidos diferentemente.

O apóstolo Paulo aconselhou Timóteo: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2Tim 2.15 NAA). O obreiro aprovado é o que maneja bem a Palavra e entre as muitas ferramentas para tal manejo, a Escola da Bíblia oferece Como Ler e Entender a Bíblia. Mais do que nunca, a Palavra da Verdade precisa hoje de obreiros responsáveis.

Conheça os nossos cursos online:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online. Clique aqui para ver todos.