Romanos 2:2 – Sentinela do Povo

Romanos 2:2, “É Deus quem julga aqueles que praticam o mal; e nós sabemos que o seu julgamento é correto.” (VFL)

Deus não nos fez juízes. Só Ele conhece tudo e pode julgar com justiça. Mas somos responsáveis por nossos semelhantes. Desde o início no Jardim do Éden, Deus quer que sejamos guardiões do nosso irmão. Uma ilustração do fardo da responsabilidade que vem com a bênção de conhecer a palavra de Deus é ilustrada no Livro de Ezequiel.

7 —Pois a você, homem, tenho colocado como sentinela do povo de Israel. Portanto, quando ouvir uma mensagem de minha parte, deverá avisar a eles. 8 É possível que lhe fale para avisar ao perverso que ele certamente morrerá. Se você não falar com ele para avisá-lo que deve mudar a sua conduta, então ele morrerá pelo seu pecado, mas farei com que você também seja responsável da sua morte. 9 Porém, se você avisá-lo de que deve mudar a sua conduta e de que deve voltar para mim, e ele não fizer isso, então ele morrerá pelo seu pecado, mas você terá se salvado.” (Ezequiel 33:7-9 – VFL)

Aqui Deus chama o profeta de atalaia por assim dizer. Como um vigia foi colocado nas muralhas da cidade para ficar de olho no perigo que se aproxima, devemos ficar de olho no pecado e alertar as pessoas sobre as possíveis consequências de suas ações. Essa é nossa responsabilidade diante de Deus. Se falharmos em nossa parte, nos tornamos cúmplices de sua má ação e Deus nos responsabilizará. Sejamos destemidos em nosso amor ao próximo.

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos:

CURSO GRATUITO!!!

Temos um curso online e gratuito para você! Clique no botão abaixo para saber mais: