Romanos 2:1 – Com cada bênção vem responsabilidade

Romanos 2:1, “Se você, meu amigo, pensa que pode julgar os outros, está enganado. Porque quando você julga os outros está se condenando, pois você que está julgando pratica as mesmas coisas que condena.” (VFL)

O apóstolo agora volta sua atenção para seus irmãos judeus que sentem que por causa de seu conhecimento de Deus eles veem claramente os pecados dos outros (os gentios) e os condenam com justiça. No entanto, quando julgamos os outros, tornamos mais evidente que somos mais conscientes sobre o ato do pecado que estamos condenando.

Este sempre foi o problema com Israel. Embora possuíssem os santos oráculos de Deus proferidos por Seus profetas, eles não os obedeceram. Eles conheciam a vontade de Deus, mas não praticavam o que sabiam. E isso fez com que eles fossem ainda mais culpados de seus crimes contra Deus e seus semelhantes.

Israel deveria ser uma luz da verdade para as nações circunvizinhas da vida abençoada que pode ser obtida servindo ao único Deus verdadeiro. O exemplo deles tiraria os gentios da idolatria. Infelizmente, ocorreu o contrário. Em vez de ser um exemplo para as nações, Israel seguiu o exemplo idólatra dos povos ao seu redor.

Com o conhecimento da vontade que Deus revelado na Bíblia, vem grande bênção, mas também grande responsabilidade. Receber esse conhecimento de Deus nos torna devedores ao próximo que ainda não o possui. E nos prende a um padrão mais alto de comportamento porque temos maior conhecimento da verdade.

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos:

CURSO GRATUITO!!!

Temos um curso online e gratuito para você! Clique no botão abaixo para saber mais: