Romanos 1:32 – Somos responsáveis por nossa influência

Romanos 1:32, “Eles sabem que a lei de Deus diz que quem vive desta maneira merece morrer, mas não só continuam nesta vida, como também aprovam aqueles que praticam estas coisas.” (VFL)

Nesta seção da carta aos Romanos (1:17-32), Paulo está mostrando como as nações (não-judias) precisam das Boas Novas de Jesus para serem salvas, mesmo que eles não tiveram as muitas revelações da palavra de Deus que Israel teve. Na próxima seção (2:1—3:20), ele vai lidar com os pecados da nação judaica e como eles precisam deste Evangelho, mesmo sendo os guardiões da palavra de Deus. Mostrando assim que toda a humanidade (judeu e não-judeu) precisa do Evangelho de Jesus para ser salva.

Paulo termina esta seção sobre o estado de pecaminosidade dos gentios afirmando que a condenação dessas pessoas é certa porque eles conhecem o suficiente da lei de Deus para que não vivam dessa maneira. Na verdade, quem vive assim merece morrer. No entanto, eles não apenas ignoram o que Deus disse e continuam na vida desobediente que escolheram, mas o pior de tudo, eles encorajam outros a viverem em pecado também.

Quando escolhemos fazer o certo, incentivamos os que estão ao nosso redor a fazê-lo também. Quando escolhemos pecar, estamos encorajando essas mesmas pessoas a fazerem o mesmo. Somos responsáveis perante Deus por nossa influência sobre os outros.