fbpx

Categoria: Romanos

Romanos 3:29 – Deus não tem favoritos

O apóstolo enfatiza que não há vantagem inerente em ser judeu ou gentio. Deus é o Deus de todas as raças. Deus não faz acepção de pessoas. Ele não tem favoritos. Ele trata todas as pessoas de forma justa e imparcial. Ele ama a todos

Leia mais »

Romanos 3:27 – A mesma condenação

Nesse versículo, Paulo trata da questão levantada no capítulo 2. Os que foram bem-aventurados não são melhores do que os que não foram? Não há lugar para autossatisfação em ver o que Deus fez em suas vidas? Não há algum valor inerente na pessoa que

Leia mais »

Romanos 3:28 – Para boas obras

Nossa obediência à Lei poderia nos salvar se fôssemos perfeitos. Uma vez que pecamos, a Lei não pode esquecer ou perdoar. Ela não foi feito para isso. A Lei foi dada para mostrar que precisamos de um Salvador. Jesus veio para ser nosso Salvador e

Leia mais »

Romanos 3:26 – Justo e Justificador

Deus é infinitamente justo e infinitamente misericordioso. Durante séculos, Deus prometeu vida (salvação) àqueles que O obedecessem com confiança. Embora ninguém, exceto Deus, entendesse como isso era possível, já que o sangue de animais inocentes nunca poderia remover a culpa humana, os fiéis confiavam Nele

Leia mais »

Romanos 3:25 – Um Deus tolerante

Todos os fiéis do Antigo Testamento como Abraão, Davi e Elias foram salvos pela fé. Na época, porém nenhum deles entendia como Deus pode ser um Deus justo e ao mesmo tempo perdoar os pecadores. Pois o sangue dos sacrifícios dos animais não remove eternamente

Leia mais »

Romanos 3:24 – Libertados do pecado

Porque somos pecadores, nunca podemos alcançar a justiça por meio de nossos próprios esforços. No entanto, a inacreditável boa notícia do Evangelho é que Deus nos ama mais do que amamos a nós mesmos. Ele nos salvou sacrificando Seu único Filho, que é o mais

Leia mais »

Romanos 3:23 – Reconhece a verdadeira situação

Aqui o apóstolo resume a seção de sua carta aos Romanos (1:18—3:20) onde ele fala sobre a necessidade da humanidade pelo Evangelho da fé em Jesus. Após uma breve introdução (1:1-15) e o tema da carta (1:16-17, “o justo viverá pela fé”), Paulo começa seu

Leia mais »

Romanos 3:22 – O justo viverá pela fé

A lei é perfeita para identificar o imperfeito. No entanto, não pode tornar o imperfeito perfeito. A lei não pode esquecer ou perdoar. Só pode condenar o infrator. Portanto, Deus nunca quis dizer que a lei era uma forma de perdoar os culpados. Todos são

Leia mais »

Romanos 3:20 – Removendo a mancha

A lei de Deus é como uma luz para o nosso caminho através da vida, diz o salmista (119). Ela nos mostra o caminho para a vida com Deus e também a evitar o caminho da perdição. A lei pode nos guiar para o caminho

Leia mais »

Romanos 3:19 – Percebe-se a necessidade

Aqui Paulo conclui que todos estão sob condenação por quebrar a Lei de Deus. Ninguém pode abrir a boca em defesa de suas ações pecaminosas. Aqueles com a Lei de Deus (Israel) estão especialmente sujeitos às suas exigências. Os judeus teriam sido abençoados por terem

Leia mais »

Romanos 318 – Respeite a Deus

O mandamento mais repetido é não ter medo. De uma forma ou de outra, não temer é ensinado cerca de quinhentas vezes na Bíblia. O medo é o oposto da fé. Medo enfraquece nossa determinação de confiar em Deus e fazer Sua vontade. A covardia

Leia mais »

Romanos 3:17 – O caminho da paz

Deus é o Deus da paz. Um dos maiores frutos de uma vida obediente é a plena paz. Tiago 3:18 diz “O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” Paz com Deus através do perdão dos pecados pelo sacrifício de Jesus, e, tanto

Leia mais »

Romanos 3:16 – Decisão egoísta

Continuando a citar Isaías, o próprio profeta dos judeus, o apóstolo mostra que a influência desses judeus ímpios (nem todos foram infiéis, como Isaías). Em vez de ser um exemplo de piedade e levar outros à obediência, foi um prejuízo espiritual para aqueles em contato

Leia mais »

Romanos 3:15 – Disciplina dolorosa

Todo o seu corpo, mesmo até seus pés, foi tomado para servir ao pecado. Para enfatizar seu argumento de que os judeus precisam tanto do Evangelho de Jesus quanto os gentios, o apóstolo se volta para os escritos do profeta Isaías. Ao fazer isso, Paulo

Leia mais »

Romanos 3:14 – Fale a verdade (com amor)

O apóstolo continua a recorrer à literatura sagrada de Israel para mostrar que a afirmação do Evangelho de que eles precisavam do perdão dos pecados tanto quanto qualquer um não é invenção dele. É um fato que é abundantemente claro na Palavra de Deus. Israel

Leia mais »

Romanos 3:13 – A ira de Deus pela hipocrisia

Paulo continua a citar a Bíblia para mostrar aos judeus hipócritas que suas próprias escrituras os condenavam por pecar. Portanto, eles não são “melhores” do que os gentios que não tiveram todas as vantagens que Israel teve. Neste versículo, Paulo parafraseia o Salmo 5:9 para

Leia mais »

Veja as categorias de artigos & devocionais

Conheça os nossos cursos online gratuitos:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online gratuitos no YouTube. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.