Romanos 2:14 – Deus olha o coração

Romanos 2:14, “As pessoas que não são do povo judeu não têm a lei. Quando, porém, elas fazem o que a lei manda, sem nem mesmo conhecer a lei, então elas mesmas são a sua própria lei.” (VFL)

Paulo continua a usar a palavra “lei” aqui para significar a Lei de Moisés dada por Deus à nação de Israel no Monte Sinai. Exceto por poucos prosélitos (gentios convertidos ao judaísmo), os gentios não tiveram acesso a essa lei. E porque eles não a tinham, Deus não os julgaria por ela. Ele é um juiz justo. Ele apenas responsabiliza as pessoas por aquilo que lhes deu.

No entanto, o ponto de Paulo aqui é que mesmo os gentios “sem lei” sabiam algo da verdade de Deus. Embora não tenham recebido tanta verdade quanto os judeus, eles tinham alguma noção de certo e errado. E quando os gentios viveram vidas fiéis por esses princípios também encontrados na Lei de Moisés, Deus lhes concederá a salvação (através do sacrifício de Cristo) tão certamente quanto o judeu que viveu uma vida justa. Deus não faz acepção de raça. Ele olha para o coração e concede justificação àqueles que O buscam. Estejamos entre aqueles que O buscam mais do que qualquer outra coisa.

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos:

CURSO GRATUITO!!!

Temos um curso online e gratuito para você! Clique no botão abaixo para saber mais: