Romanos 2:22 – Não apenas ouvintes

Romanos 2:22, “Você diz que não se deve cometer adultério. Por que então você mesmo comete? Você odeia os ídolos. Por que então rouba os templos?” (VFL)

A lei de Deus foi dada a Israel para mostrar-lhes uma maneira melhor de viver. Em vez disso, essa bênção planejada por Deus tornou-se uma pedra de tropeço porque seu orgulho os levou a acreditar que eram melhores do que os outros por possuírem a revelação de Deus. Israel (como um todo) menosprezava os gentios como um povo inferior, pensando que aqueles que não foram escolhidos para receber a palavra de Deus não eram amados por Ele.

Israel não entendeu que era devido ao amor de Deus pelas nações gentias que Ele havia dado Sua palavra a Israel para que eles pudessem compartilhar com aqueles que não a tinham. Pior ainda, não foi a mera posse da palavra de Deus que trouxe bênção. Era a prática disso. Muitos no mundo gentio estavam vivendo uma vida melhor diante de Deus do que o povo judeu que tinha a Palavra, mas não a estava obedecendo.

Este é o ponto do apóstolo neste capítulo do Livro de Romanos. Os israelitas (dos quais Paulo era um) não estariam em melhor situação por ter uma cópia da palavra de Deus disponível se não a seguisse. Ao contrário, os gentios sem a Palavra que viveram vidas mais obedientes se transformam em um julgamento contra Israel que deveria estar seguindo a vontade de Deus. Não sejamos apenas ouvintes, mas praticantes da vontade revelada de Deus.