Romanos 2:26 – Deus vê o coração

Romanos 2:26, “Se um homem não é circuncidado mas mesmo assim obedece aos mandamentos da lei, não será ele contado como um homem circuncidado?” (VFL)

Israel se orgulhava de ser o povo escolhido de Deus. A circuncisão na carne era o sinal de que a pessoa era israelita. Mas, a decisão de nascer judeu não era da pessoa (era de Deus) como a decisão de ser circuncidado ao oitavo dia (era dos pais). Nenhuma destas decisões mostram necessariamente que o coração da pessoa é obediente a Deus.

Aqui o apóstolo Paulo está tentando convencer seus companheiros judeus de que as circunstâncias externas não são o mais importante. Deus considera o estado do coração de um homem mais importante do que sua observância externa da lei. No livro de 1 Samuel, Deus diz que Ele “…não olha as coisas da mesma forma que as pessoas olham. As pessoas só prestam atenção na aparência, mas o SENHOR vê seu coração…” (1 Samuel 16:7 VFL).

O que é mais importante para Deus é a condição interior de uma pessoa, não sua raça, genealogia, educação formal, situação financeira ou família. Deus está procurando uma pessoa com um coração fiel, seja ela de Israel ou não. Um não-israelita fiel está em melhor posição com Deus do que um judeu infiel. Vamos nos comprometer a guardar nossos corações para Deus mais do que qualquer outra coisa.