Romanos 2:27 – A motivação interior

Romanos 2:27, “Vocês, que são circuncidados e têm a lei escrita mas a ela não obedecem, serão julgados por aqueles que obedecem a essa lei apesar de não serem fisicamente circuncidados.” (VFL)

Paulo continua seus esforços para mostrar que a aparência de uma pessoa não é importante para Deus. O que importa na verdade, é a sua motivação interior. O apóstolo aqui critica seus compatriotas por se orgulharem do fato de que a lei escrita de Deus estava acumulando poeira em uma prateleira próxima, e que eles tinham uma velha cicatriz de circuncisão na carne. Nenhum destes significou nada se a pessoa não estivesse seguindo a Palavra de Deus e vivendo uma vida de acordo com o compromisso que a circuncisão deveria representar.

Em vez de se sentirem orgulhosos, os israelitas “externos” deveriam se sentir humilhados pelo fato de que muitos não-israelitas estavam vivendo uma vida mais agradável a Deus. Esses gentios fiéis estavam honrando a Deus, embora não tivessem as vantagens do autoproclamado “povo escolhido”. De fato, ao invés de serem juízes sobre as outras nações, como muitos judeus se orgulhavam, eles seriam julgados pelos gentios que viviam uma vida piedosa. Vidas que envergonham o judeu desobediente. Procuremos sempre viver vidas que dêem bons frutos para a glória de Deus.