Romanos 3:7 – Deus pode punir?

Romanos 3:7, “Alguém pode dizer: ‘Mas se a minha falsidade serve para que a verdade de Deus seja mais gloriosa, por que sou julgado como pecador?’”. (VFL)

O apóstolo Paulo continua lidando com objeções ao Evangelho que prega. Qual é a diferença entre 3:5 e 3:7? Em 3:5, o argumento pode ser declarado: ‘Como posso ser punido como pecador quando meu pecado ajuda a Deus?’

Como pano de fundo para essas objeções que Paulo deve ter encontrado em suas viagens missionárias está o fato de que o povo escolhido de Deus (Israel) crucificou seu Salvador. Mas foi pelo Messias crucificado e ressuscitado que Deus foi capaz de salvá-los. Sem a morte de Jesus, Israel não teria esperança de salvação. O judeu incrédulo poderia perguntar, “Como Deus pode condenar as pessoas por crucificarem Cristo, se a crucificação foi necessária para Jesus completar Sua missão de salvação?”

Acho que todos podemos olhar para os pecados que cometemos no passado e ver como Deus os usou para nos levar à salvação em Jesus. No entanto, essa transformação do mal em bem é um testemunho do poder de Deus e não da nossa própria bondade por cometer esses crimes contra Ele. Vamos nos comprometer a nunca repetir os erros do passado.