Romanos 3:8 – Deus nunca encoraja o pecado

Romanos 3:8, “Isto é o mesmo que dizer: ‘Devemos fazer o mal para que venha o bem’. Há pessoas que nos acusam de ensinarmos isso. Tais pessoas estão erradas e deveriam ser condenadas”. (VFL)

Colocando em outras palavras, podemos imaginar um incrédulo dizendo: “Tudo bem, então eu sou digno de punição, e minha ação é pecado, mas esse ensinamento ainda não torna lógico pecar mais?” Aqui Paulo conclui esta seção (3:8) dizendo que as pessoas que o caluniavam estavam ganhando sua condenação. Eles estavam pecando, e a condenação de Deus deles seria justa!

Nesta seção (2:1-3:20) da carta aos Romanos, Paulo afirma que os judeus (assim como os gentios) estão sob a condenação do pecado. Dentro desta seção (3:5-8), o apóstolo está lidando com objeções ao seu ensino por parte do judeu incrédulo. No versículo acima, ele nega explicitamente que seu evangelho de um Cristo crucificado encoraja o pecado para que Deus seja glorificado. Mais adiante na carta, Paulo dedicará três capítulos para mostrar que essa ideia não é a conclusão lógica de seu ensino.

Não vemos justiça no mundo ao nosso redor. Mas um dia, Deus fará todas as coisas certas. Aqueles que escolheram seguir o mal serão condenados. Aqueles que se sacrificaram para fazer a vontade de Deus serão eternamente abençoados. Vai valer a pena esperar.