Romanos 3:9 – Deus ama a todos igualmente

Romanos 3:9, “Então o que se conclui? Que nós os judeus temos vantagem sobre os outros? De maneira nenhuma! Como já dissemos, todos os homens são igualmente pecadores; tanto os que são judeus como os que não são judeus.” (VFL)

O apóstolo demonstrou no último capítulo que o judeu não é melhor do que o gentio. No início deste capítulo (3:1-2), ele afirma que os judeus tinham certas “vantagens” (como a Palavra de Deus revelada), mas isso não os tornava melhores do que os não-judeus. Assim, enquanto Israel tinha vantagens que os outros povos não tinham, essas vantagens não os protegiam do justo julgamento de Deus sobre seus pecados. Eles tinham vantagens, mas não eram superiores aos olhos de Deus. Deus ama e trata a todos igualmente.

Apesar das vantagens que podemos ter nesta vida por termos pais cristãos ou nascermos em uma sociedade cristã, o julgamento justo de Deus ainda nos julga. Essas vantagens não nos protegem do julgamento moral de Deus. Se escolhermos uma vida de pecado, seremos eternamente condenados por isso, independentemente de todas as oportunidades dadas por Deus para nos ajudar a chegar à salvação. Nunca nos tornemos complacentes com a bondade de Deus para conosco.