Romanos 2:17 – Confiança falsa

Romanos 2:17, “Você diz que é judeu. Você confia na lei de Moisés e se gaba por estar junto de Deus.” (VFL)

Seguindo a inclinação de sua natureza pecaminosa (que toda a humanidade compartilha), Israel viu especiais bênçãos dadas por Deus como um sinal de que eles eram superiores a todos os outros povos. Eles receberam esses presentes de Deus no espírito egoísta de orgulho e arrogância. Em vez de entender que eles estavam sendo selecionados entre todas as pessoas do mundo para serem uma bênção para os outros, eles escolheram entender essas bênçãos como um sinal de sua grandeza e superioridade sobre os outros. Portanto, a bênção tornou-se uma maldição, pois eles a usaram para alimentar sua natureza pecaminosa.

Não foi todo o Israel que caiu neste pecado. Muitos amavam a Deus e isso demonstravam levando uma vida útil a serviço dos outros. Os cristãos judeus da igreja em Roma estavam entre essa minoria. Sua fé no Salvador os ajudou a vencer a tentação de um sentimento de superioridade que o foco no eu poderia dar.

No entanto, Paulo aqui se concentra na necessidade do Evangelho que todos têm. Mesmo aqueles que receberam Sua lei e puderam se aproximar Dele por terem recebido o Templo em Jerusalém e o sistema de sacrifício que o acompanha. Reconheçamos nossa necessidade do Evangelho de Jesus Cristo, independentemente de quão ricamente abençoados possamos ser.