Romanos 2:19 – Conhecimento traz orgulho

Romanos 2:19, “Você está convencido de que é um guia para os cegos e uma luz para os que caminham nas trevas.” (VFL)

Deus deu apenas a Israel Sua palavra inspirada em sua forma completa que agora chamamos de Bíblia. Ele não fez isso porque amava Israel mais do que as outras nações ou porque eles eram melhores do que os povos não-judeus. Ele queria que Israel aprendesse e vivesse Sua palavra para que fossem uma bênção para os outros, modelando a abundante vida abençoada por Deus para as nações ao seu redor. Deus amou toda a humanidade e quis dar a todas as pessoas uma vida abundante. A Bíblia deveria fazer de Israel Seu instrumento para isso.

No entanto, os Israelitas cederam à sua natureza pecaminosa e usaram a bênção de conhecer a palavra de Deus para seu próprio ganho egoísta. Eles usam a bênção dada por Deus para se tornaram orgulhosos e antipáticos para o povo gentio.

Assim como o apóstolo Paulo diz em outra de suas cartas, “O conhecimento nos enche de orgulho, mas o amor fortalece” (1 Coríntios 8:1c). Conhecimento parcial muitas vezes não é uma coisa boa. Se tivessem vivido a Palavra de Deus como Ele pretendia, teriam aprendido que conhecimento sem amor não é verdadeiro conhecimento. Vamos nos comprometer a estudar a Bíblia para viver suas verdades e compartilhar com os outros.

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos:

CURSO GRATUITO!!!

Temos um curso online e gratuito para você! Clique no botão abaixo para saber mais: