Romanos 2:29 – O verdadeiro israelita

Romanos 2:29, “Porém, um verdadeiro judeu é aquele que o é por dentro e a circuncisão verdadeira é aquela feita no coração. Ela é feita pelo Espírito e não pela lei escrita. O verdadeiro judeu recebe honra de Deus e não dos homens.” (VFL)

Paulo termina este capítulo afirmando que não é suficiente ser um membro do povo de Deus apenas externamente. O que mais importa para Deus é o que está por dentro. Quais são os pensamentos e motivos da pessoa? O Espírito de Deus os guia ou as preocupações mundanas os guiam?

Como no caso de Israel, durante a maior parte de sua história, sobre a qual podemos ler em nossas Bíblias, eles seguiram as leis de Deus quando foram obrigados a fazê-lo por líderes fortes como Moisés ou Davi. Na maioria das vezes, eles caíram em práticas pecaminosas e idólatras como as nações pagãs ao seu redor.

Eles continuaram a circuncidar seus bebês do sexo masculino no oitavo dia, conforme a Lei de Deus ordenava, mas não modelaram uma vida temente a Deus para seus filhos. Então, Deus os avisa por Jeremias uma última vez antes de enviá-los para o cativeiro babilônico “Assim diz o Senhor: — Está se aproximando o momento em que castigarei todas as pessoas que são circuncidadas só no corpo” (9:25 VFL). No entanto, aqueles que permaneceram fiéis, como Daniel e seus amigos, desfrutaram de Suas abundantes bênçãos mesmo enquanto compartilhavam da disciplina da nação rebelde.

Veja outros textos:

Conheça os nossos cursos online:

A Escola da Bíblia oferece diversos cursos online. Clique aqui para ver todos.

Receba notícias por email:

Sua informação está segura.

Veja outros textos:

CURSO GRATUITO!!!

Temos um curso online e gratuito para você! Clique no botão abaixo para saber mais: