Romanos 3:1 – Grandes responsabilidades

Romanos 3:1, “Então que vantagem há em ser judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?” (VFL)

Algum tempo atrás, vi um filme em que o personagem principal reclamava de sua sorte na vida. Ele sentiu que ter o lugar especial na vida que o tinha era um fardo que ele não queria carregar. Ele foi então aconselhado por um senhor mais sábio que com grandes habilidades vem grandes responsabilidades, gostemos ou não. O melhor que podemos fazer é tentar cumprir essa responsabilidade. E a boa notícia é que, com a ajuda de Deus, conseguiremos fazer isso.

O apóstolo começa esta seção propondo uma objeção que um judeu poderia ter ao que Paulo acabou de dizer sobre o fato de Deus olhar mais para a pessoa interior do que para a pessoa exterior. Um israelita pode reclamar que onde está a bênção de ser membro do povo escolhido de Deus se o dom traz apenas mais responsabilidade? Outra maneira de dizer isso é se Deus nos considera responsáveis ​​pelas bênçãos que Ele nos dá, então não é melhor não sermos abençoados?

Claro, isso é olhar para a benção negativamente. Embora a bênção traga mais responsabilidade, também traz mais oportunidades. Este é o propósito das bênçãos de Deus. Ele nunca abençoa alguém apenas por uma razão para condená-lo. Ele não precisa, pois nossos pecados dão razão mais do que suficiente para isso. Ele abençoa para que possamos servir com mais eficácia e produzir frutos mais abundantes para a Sua glória.