Romanos 1:17 – O justo viverá pela fé

Romanos 1:17, “As Boas Novas mostram a maneira pela qual Deus nos declara justos, e ela está baseada inteiramente na fé, como está escrito: ‘Aquele, que pela fé é declarado justo, viverá’”. (VFL)

Aqui no início, Paulo dá um resumo em oito palavras de sua carta aos Romanos. Ele usa uma citação do profeta Habacuque do Antigo Testamento (2:4) para fazer isso – “Aquele, que pela fé é declarado justo, viverá”.

A vida verdadeira só vem quando Deus considera uma pessoa justa. Seria ótimo se pudéssemos viver vidas sem pecado como Jesus viveu, mas todos nós falhamos nisso quando pecamos. No sacrifício de Jesus, a mensagem do Evangelho nos mostra como podemos ser declarados justos mesmo que nossas vidas sejam imperfeitas.

Temos acesso a esta salvação pela fé em Cristo Jesus. Uma fé que, embora imperfeita, não deixa de ser confiante, viva, frutífera e comprometida. Deus tornou a salvação disponível para nós pela fé porque isso é algo que podemos obter. Uma vez que tenhamos escolhido desobedecer a Deus, nunca poderemos voltar a ser sem pecado por nossos próprios recursos. Nosso amoroso Pai Celestial viu nossa terrível situação e, assim, nos oferece um caminho para viver com Ele, à crença em Jesus, nosso Salvador.

Que Deus amoroso temos para oferecer aos rebeldes uma chance de viver com Ele para sempre, e isso ao custo da vida de Seu único Filho! Como podemos amar o mundo ou qualquer coisa nele, mais do que este Deus que nos amou primeiro?